Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

#1 Dilma defende Brasil no Conselho de Segurança da ONU

A Notícia desta quarta-feira, 21 de Setembro.
"NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta quarta-feira que a legitimidade do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) depende cada vez mais de sua reforma e que o Brasil está pronto para assumir suas responsabilidades como membro permanente do grupo."


.
Depois de aparecer como capa da revista Newsweek, com a manchete "Where Women are winning", Dilma continua debutando em outras searas. No discurso na Assembléia Geral da ONU marcou de forma decidida a posição brasileira a favor de um Estado palestino utilizando de uma bela retórica: a congratulação à participação do Sudão do Sul antecedeu o lamento pela ausência de uma delegação palestina (fato obviamente explicado pelo status político desfrutado pelo território ocupado por Israel). A cereja do bolo estava por vir. Não poderia faltar esta nota musical na melodia na primeira mulher a abrir a Assembléia Geral das Nações Unidas: O lobby pela vaga do Brasil em um cenário hipotético e cada vez mais alardeado de um Conselho de Segurança reformado.


.
Desde o governo Lula, algumas atitudes do governo brasileiro podem ser vistas como políticas que visam potencializar a candidatura brasileira ao C.S. (Conselho de Segurança) reformado. Algumas delas estão listadas e comentadas:
.
A) O perdão da dívida de alguns países africanos: Um continente retalhado políticamente, abrigando 54 países, é um lugar adequado para se construir uma boa imagem.
.
B) A manutenção das tropas no Haiti: Reforça a posição de que os problemas latino-americanos são problemas brasileiros.
.
C) O envolvimento nos distúrbios políticos em Honduras: Dificilmente a América Latina terá dois representantes em um C.S reformado. Apesar de ser muito criticada por analistas diversos, a interferência brasileira (concedendo abrigo político a Manuel Zelaya na embaixada brasileira em Tegucigalpa) é uma grande jogada contra o México, rival natural do Brasil mediante tudo o que representa regionalmente. Isto se deve ao fato de que a Honduras se localiza geograficamente próxima ao México, e a interferência brasileira transmite um recado brasileiro: "na América Latina cuido eu".
.
D) O tom ameno contra o Irã e o abraço à Venezuela como membro do Mercosul: São duas notas musicais da mesma canção: a oposição à políticas tradicionais e bem marcadas dos EUA. Irã e Venezuela são países pouco acolhidos no ambiente internacional, que registram incidentes ou gafes diplomáticas recentes. Como muitos fazem oposição a estes países que fazem o estilo de "patinhos feios" da política internacional, apoiá-los pode significar conseguir um apoio recíproco de onde poucos obterão.




.
E) A visita de Lula a Israel: O ex-presidente quebrou protocolo na ocasião (quando ainda chefiava o executivo), ao não depositar flores na tumba de Teodore Herzl (pai do sionismo). Além disso, visitou a tumba de Yasser Arafat, ex-liderança palestina. Não há desinformação tamanha que justifique tais atos, bastante pensados em prol de um objetivo, ao de se opor às políticas isralenses no que tange a relação bilateral com os palestinos. Abraçar a causa palestina com tanta veemência significa angariar simpatia daqueles que não mais toleram a intransigência de Tel Aviv.
.
Daqueles que criticam a atual estrutura do C.S, exalam odores do argumento de que o atual conselho é um reflexo dos vitoriosos da Segunda Guerra Mundial, como também ecoa a idéia de que o mundo contemporâneo não condiz mais com o frágil pedestral que ampara os cinco integrantes: Eua, Reino Unido, França, Rússia e China. Estou bastante curioso para assistir os desdobramentos futuros nestes jogos ocultos que possuem como pano de fundo o poder e a glória das nações, simbolizada pela ascensão de um Estado ao Conselho de Segurança da ONU.




3 comentários:

  1. Olá Léo!Adooooorei seu blog!É legal igual á vc! Se quiser posso dar uma personalizada legal no seu blog e adicionar coisas novas e mt legais. Se quiser é só falar comigo e eu faço pra vc ok?
    Parabéns pelo blog! Sucesso!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Oi amor, que bom que vc começou seu blog!
    Estou ansiosa também pelos desdobramentos futuros, mas será que essa ascensão é realmente possível?

    ResponderExcluir
  3. Não pude deixar de notar 2 pontos importantes, primeiramente a grande ênfase que Dilma dá ao fato de ser mulher, insatisfeita em usar isso apenas como campanha política, achando que a nível de pessoas com o intelecto mais avançado que apenas aquelas que pensam em feminismo e afins, isso surtirá algum efeito pró Brasil.
    Outro ponto importante foi a citação ao ex-presidente Lula que se recusa a se retirar do cenário político nacional e internacional e deixar que a nossa tão poderosa PRIMEIRA PRESIDENTE MULHER possa fazer seu papel.
    Enfim, parabéns pelo blog! Que assim continue!

    ResponderExcluir